top of page

Tecnologia na ponta dos dedos


No mundo contemporâneo em que vivemos, a medida em que a tecnologia avança, ela se integra ao espaço físico de tal forma que torna-se praticamente invisível. Vivemos cercados por sensores capazes de executar as mais diversas funções, como os sensores de temperatura, de movimento, entre vários outros. Um dos mais utilizados hoje em dia é o scanner biométrico, que tem como finalidade reconhecer as características físicas de cada pessoa, já que cada um de nós possui sua própria identidade. É possível utilizar essa tecnologia para reconhecer partes do corpo que servem como uma espécie de senha biológica, como a retina, a palma das mãos, a face e as digitais. Esta última tem sido muito utilizada, graças a facilidade de uso e a segurança que proporciona. Mas como ela funciona?

Primeiramente, o sistema de escaneamento das digitais precisa da imagem da digital a ser reconhecida futuramente, para que possa comparar ambas e permitir que o usuário seja devidamente identificado. A imagem em questão não consiste de uma foto da digital e, sim, de dados matemáticos, números de um sistema binário, que permitem a verificação e a confirmação da digital.

É claro que esta é a forma geral com a qual o sistema de escaneamento trabalha, porém os recursos utilizados para fazer o reconhecimento variam de acordo com a plataforma em que estão inseridos. Em smartphones, por exemplo, essa tecnologia consegue ser ainda mais refinada, utilizando-se de um sensor ultrassônico. Um pulso ultrassônico é transmitido contra o dedo posicionado sobre o scanner e parte deste pulso volta ao sensor com informações precisas dos detalhes e características únicas de cada digital. O sensor também é capaz de calcular a intensidade do pulso ultrassônico que volta, em diferentes pontos do scanner. Quanto mais tempo a pessoa mantém o dedo pressionado sobre este sensor, mais informações ele pode recolher, o que aumenta ainda mais o seu desempenho de reconhecimento.

Sem dúvidas, o escaneamento de digitais tem se tornado cada vez mais comum no nosso dia-a-dia e a razão para isso são as diversas vantagens que o sistema oferece, como por exemplo o fato de ser impossível de ser clonado. Ao utilizar parte do nosso corpo, no caso as digitais, como uma espécie de ferramenta, não são necessários quaisquer objetos físicos, apenas os nossos dedos. Isso gera uma série de possibilidades para o futuro, como descartar a utilização de senhas numéricas, fáceis de serem descobertas, por uma senha biológica e única. Até mesmo a senha do cartão de crédito pode ser substituída pelo simples toque dos dedos, muito provavelmente o molho de chaves também possa ser trocado por polegares e indicadores. O que importa é que façamos uso desta tecnologia, que é tão singular e igualmente incrível.

Artigo em inglês que explica mais claramente a diferença entre sensores de escaneamento de digitais:


RECENT POSTS

FEATURED POSTS

Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.

FOLLOW US

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Google+ Icon
  • Grey Pinterest Icon
bottom of page