The World is not a Desktop
No texto “The World is not a Desktop”, o autor Mark Weiser pauta a sua discussão na tecnologia do futuro, uma tecnologia invisível. Hoje em dia, por mais que existam máquinas altamente inteligentes, capazes de executar as mais diversas tarefas, elas possuem uma falha em comum, identificada por Weiser. Esta falha consiste no computador ser visível, ou seja, termos consciência de que existe uma máquina que obedece aos nossos comandos, mas que precisa ser ordenada a fazer qualquer coisa.
A busca do ser humano é, justamente, por uma tecnologia tão inteligente a ponto de agir de acordo com as nossas vontades subconscientes, contudo esta possibilidade já se torna inviável a partir do momento em que existe algo físico aparente, que deve ser manipulado de alguma maneira. O autor cita pontos consideráveis , que são as tentativas dos seres humanos de transformarem a tecnologia ao nosso favor, como o comando de voz e a realidade virtual, porém ambas ainda não conseguem alcançar essa função de invisibilidade.
Com a leitura desse texto, é possível fazer uma reflexão a respeito da necessidade que temos de obter tudo o que queremos simplesmente com o poder do pensamento e aperfeiçoar a nossa tecnologia para permitir que ela atue em nossas vidas sem ser percebida. O homem está a todo tempo quebrando barreiras, principalmente no âmbito tecnológico e a ideia de criar máquinas que se assemelham aos seres humanos parece algo distante, porém está mais perto do que se pode imaginar.
Link do texto original: